Arquivo do blog

quinta-feira, 27 de março de 2025

AGRICULTURA NA LUA ?



     há cerca de uns sete anos, estive envolvido em uma série documental, que focava no agronegócio,  mais especificamente a agropecuária,  na região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.  Fazendas gigantescas, colheitas milionárias de soja, ou seja, muito, muito lucro! E apesar dos caros profissionais do MARKETING  contratados para minimizar os efeitos colaterais que todo negócio baseado em lucro acima do bem estar das pessoas , pode causar, e me refiro ao básico,  por exemplo, renomear veneno para matar as ervas daninhas do pasto, como DEFENSIVO AGRÍCOLA  ...

ou focar, apenas nos pontos fortes, tais como, produção de alimentos, para o país e para o mundo ( bem questionável, onde está esta comida toda? Eu não há vejo, quanto a geração de empregos, vá conhecer o sistemão 6 X 1 das fazendas, na maioria das vezes, distando centenas de quilômetros de cidades com boa infraestrutura,  a folga? Bem... É  colocar uma bermuda e olhar para os tratores trabalhando...

Disfarçam com estatísticas criativas, os dados sobre desmatamento,  ignoram a situação precária em que seus vizinhos das populações autóctones se encontram, muitas vezes, por conta da perseguição que as próprias fazendas produzem...
Não serei eu, quem vai " levantar esta bandeira", tem gente muito mais competente para tratar desse importantíssimo assunto.
     Vou me direcionar para o título desta publicação,  portanto, AGRICULTURA NA LUA ....

Tive, como integrante da equipe, o direito de me sentar à mesa, com estes senhores feudais da nossa modernidade,  e o termo está correto... Discuti- se à mesa( 2018) valores milionários em várias atividades, por exemplo, três safras por ano, cada uma gerando 55 milhões de reais, gerando 165 milhões de reais, anualmente.  Soma-se à isso, as usinas de álcool de milho, cana- de açúcar,  leite, carne , mineração e produção de calcário,  e muitas e muitas outras atividades, cada uma gerando lucros inacreditáveis !

Cada um destes senhores, valendo dois, três bilhões de reais! E conheci uns trinta deles, alguns valendo dezessete bilhões de reais!
E por pertencer à essa estranha fatia do mercado de trabalho " operários chic"' , que de certa forma, caracterizou no passado, aqueles que trabalhavam em EMPRESAS DE RADIOTELECOMUNICAÇÕES. 
Pude contar histórias de bastidores da televisão brasileira,  para gáudio destes fermentadores do PIB brasileiro , e isso, não é pouco! Logicamente,  sei que fazia o papel de Bobo da corte , mas que tipo de cão,  morde a mão de seu anfitrião direto? 

Existem regras de hospitalidade, que não devem ser rompidas, nem pelos anfitriões,  e tampouco, por parte dos hóspedes. Mas, não se trata disso...
O caso, é que,  em uma dessas visitas ,em uma fazenda gigantesca, em extensão territorial e também em valores monetários,  me vi, conversando com o governador e sua filha, e vou deixar os nomes para trás , pois toda aquela turma, possui uma " bancada" de advogados, senadores, deputados federais, com capacidade de me reduzir a pó, caso se sentissem desconfortáveis ou ofendidos...

Meu passado, na MTV BRASIL,  e meu " passado" no CONTATISMO, que um partícipe da equipe, adorava " dedurar" para os " bacanas", me colocava em destaque, nessa coisa de bobo- da- corte ... Como já confessei, em 2018, este que isto escreveu,  contava com 54 outonos nas costas! Portanto, quilômetros de distância de qualquer tipo de inocência,  ou ingenuidade,  apenas realizava, como diria DOM JUAN MATUS ,A ESPREITA... Diplomacia, no seu modo " verter o nada no vazio", igual fazem, nossos bons rapazes e moças das várias agências mundiais...

Faço digressões? Às dúzias! É o meu jeito de contar uma história,  é o meu jeito de fazer ativismo existencial  , e igualmente,  é meu jeito de autocrítica também, pois não vou, aos 60 anos, cultivar " esqueletos no armário", o mundo não tem mais espaço ou paciência para isso ( fale essa história para nossos parlamentares) !
É como gosto de afirmar: sou um cretino consciente, luto segundo a segundo , para evitar realizar cretinices humanas  ,e às vezes, tenho sucesso!
Bem. . . Voltando para aquela mesa dos muito abastados, tive uma percepção da Intuição que me levou à " inventar", uma conversa que para aquelas pessoas, soasse " com bom sabor".

" Do nada", na minha tela mental, foi surgindo um diálogo,  onde falei que existia, uma multinacional,  que estava tentando " cultivar tomates" na Lua!
Era para ser, uma conversa ficcional, que produziria um certo número de gracejos, sorrisos, etc.
Qual não foi minha surpresa, quando um daqueles senhores, muito sério,  conservador, estilo " TRADIÇÃO-FAMÍLIA-PROPRIEDADE , me disse que conhecia a empresa, que era holandesa, e que há muitos anos, eles produziam tomates, cenouras, berinjelas,  etc, num enorme galpão hermeticamente lacrado,

Como se estivessem instalados na Lua, ou em Marte! E que essa empresa, fornecia uma porcentagem alta das hortaliças consumidas na Europa. Há muitos anos!
Fiquei estupefato,  pois, de algum jeito, " pesquei" a informação na psicoesfera  ...
Então,  embalando no assunto, perguntei , e em tom de brincadeira ( mas não deixava de ser verdade) que o PIB do país, estava ali, naquela mesa ceiando...  Portanto, tinham dinheiro para criar vacas na Lua!
Minha intenção era fazer gracejo, mas ouvi esta resposta: " Foi feito o estudo, com a atual tecnologia,  não dá para criar gado na Lua, mas já é possível,  plantar batatas. Cenouras , berinjelas!

Onde quero chegar com essa história? O que faço sempre: juntar o visível  com o invisível  , mostrar, como a maioria de nós, é mantido na ignorância,  na zona de conforto de suas crenças, paradigmas e heurísticas !
Estes SENHORES DA MATERIALIDADE  possuem informações,  que gente comum, como este que isto escreveu, nem faz ideia ! 

     A empresa holandesa que se especializou em desenvolver tecnologias para cultivar plantas em ambientes hostis, incluindo a LUA.
Eles desenvolveram um sistema de cultivo chamado "GROASIS WATER BOXX ", que permite cultivar plantas em ambientes com pouca água e solo pobre.
A Groasis também desenvolveu um sistema de simulação da atmosfera lunar,que permite testar a capacidade das plantas de crescerem em condições lunares.Este sistema é usado  para desenvolver tecnologias para a agricultura lunar.
     A Groasis foi fundada em2003, o que significa que ela existe há muito mais de 20 anos.
     Além da GROASIS , outras empresas e instituições também estão trabalhando em projetos relacionados à agricultura lunar.
São elas:
WAGENINGEN UNIVERSITY & RESEARCH
 Uma universidade holandesa que está desenvolvendo tecnologias para a agricultura lunar.
NASA 
 A agência espacial estadunidense que está trabalhando em projetos relacionados à agricultura lunar.
ESA
 A Agência Espacial Europeia,  que está trabalhando em projetos relacionados à agricultura lunar.
AS TÉCNICAS PESQUISADAS:
HIDROPONIA:  A hidroponia é uma técnica de cultivo que não usa solo, mas sim uma solução nutriente para fornecer os nutrientes necessários às plantas.

AEROPONIA:
A aeroponia é uma técnica  de cultivo que usa um sistema de nebulização para fornecer os nutrientes necessários às plantas.
CULTIVO EM CAMADAS:
Os substratos especiais, como a perlita ou a vermiculita  , são usados para fornecer um ambiente de crescimento estável e controlado para as plantas.

CONTROLE DE ATMOSFERA:
     O controle de atmosfera é crucial para o cultivo de plantas em ambientes hostis. Isso inclui o controle de temperatura,  umidade e composição gasosa.
ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL:
     A iluminação artificial é usada para fornecer a luz necessária para o crescimento das plantas em ambientes com pouca luz natural.

SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO EFICIENTES:
      Os sistemas de irrigação eficientes  são usados para minimizar o uso de água e garantir que as plantas recebam a quantidade certa de água.
MONITORAMENTO E CONTROLE:
O monitoramento e controle são fundamentais para garantir que as condições de cultivo sejam mantidas dentro dos parâmetros ideais para o crescimento das plantas.
USO DE MICRO-ORGANISMOS:
     Os micro-organismos, como bactérias  e fungos, são usados para promover o crescimento das plantas e melhorar a saúde do solo.
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS VARIEDADES:
O desenvolvimento de novas variedades  de plantas que sejam

mais resistentes a condições adversas é fundamental  para o cultivo  em ambientes hostis. 
Essas são apenas algumas técnicas usadas para cultivar plantas em ambientes hostis.
Vale lembrar que tive esta insólita conversa( pelo menos para este ignorante escriba) em uma mesa, em uma fazenda " perdida" no sertão mato-grossense, onde só se chega de avião...
Em tempo:  A GROASIS tem projetos de replantio de florestas, através de um produto chamado " water boxx".

     O GROASIS WATERBOXX  é um dispositivo projetado para auxiliar o crescimento de árvores em áreas secas. Foi inventado por Peter Hoff, um exportador de flores holandês.
Este inventor, morreu em Abril de 2021...
     Minha pergunta, para gerar alguma reflexão, é: Porquê essas informações não saem nos grandes telejornais?
Imaginem o que já não foi inventado, está funcionando , apenas esperando os foguetões dos bacanas alunissarem ou coisa que o valha !


Nossos abastados brasilienses já tem seus " convites" garantidos, para bunkers  ,  cidades subterrâneas , ou bases na Lua ou Marte !
Não duvido de mais nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário