Apesar do dia-a-dia desafiante, desejo realmente colocar o coletivo acima do individual, batalhar para evitar qualquer tipo de má- conduta, cultivar a gentileza, empreender esforços para disseminar a ideia de que somos nós os responsáveis por adicionar ou não pressão na psicoesfera da cidade( e do planeta!).
Vou continuar pesquisando, vou continuar mantendo a mente aberta, para novas ideias, novas perspectivas... Eu não desejo me fechar em crenças limitantes, sejam elas de cunho político rasteiro( a dualidade deste momento, exemplo clássico!).
Ou na infantil perspectiva da mística devocional, achando que não sou responsável pelos meus atos e ações , mas que um ser super- poderoso virá me resgatar, ou curar o meu câncer! Ou que esse ser, dá a mínima para a humanidade! Crescer , amadurecer... Passou da hora! Você que se limitou na preguiçosa heurística, não enxerga, apenas pelo apêgo às próprias crenças... E lembre-se: " crer é um conforto, pensar exige esforço "! Olhe com sinceridade para as atitudes absurdas, desprovidas de raciocínio lógico filosófico e diga a si mesmo: " Eu quero continuar assim?"
Me sinto à vontade em tecer um comentário tão desagradável e deselegante, porque Não me coloco em algum tipo de patamar de superioridade! Eu também sou um cretino! A única diferença é que percebi isso, anos atrás e decidi lutar ferozmente contra a minha tendência à cretinice humana! NÃO sou um guru! Não sou exemplo, nem mesmo para mim, no entanto, me esforço o tempo todo, para não aderir à facilidade que é pensar junto com o rebanho...
Em termos bem gerais, xamãs são mulheres e homens de grande talento, que dominam um complexo vocabulário e um tesouro de sabedoria a respeito de ervas, rituais, procedimentos de cura e o mundo dos espíritos de suas culturas. São práticas rituais ancestrais, pois se originaram no paleolítico, tem como objetivo manter o contato com o sagrado. ( Sem julgar o mérito da informação, o palestrante e escritor Rogério Almeida de Freitas, afirma em sua REVELAÇÃO CÓSMICA, que Eva, tomou uma poção, e teve vislumbres de consciência, o que a levou a alertar o Adão, sobre os fatos descritos em GÊNESIS, dá uma ideia da antiguidade dessa coisa chamada xamanismo!) . É algo por princípio criativo e voltado para a alteridade ( mais ou menos, a capacidade de se colocar no lugar do outro).
É aprender a viver a própria vida em sua completude... E ... O uso de bebidas eteógenas ( eteógenos, que deriva do grego, significa literalmente, " Manifestação interior do divino).
Logicamente, esse uso tem um alto custo para a saúde,mente, o corpo... E esse é um dos motivos do candidato, aprendiz, use o nome que quiser, faz uso de rituais e profundos e demoradissímos estudos.
Como não obrigo ninguém a ler estes textos, vou entender que quem aqui está, já se encontra em um mínimo degrau de maturidade psíquica e intelectual, e portanto, tem a compreensão do enorme trabalho necessário para se tornar XAMÃ .
Infelizmente se você acha que fumar maconha, beber ayuasca, usar da mescalina, do peyote, de aspirar cocaína, rapé e ainda chamar todas essas substâncias de " medicina"... Puxa! Você está em um enorme equívoco, ou ainda, está apenas disfarçando sua gratificação dos sentidos , com uma camada muito, muito fina de verniz... Você não é um xamã!
Se estiver, ao acender um baseado, rezando a Yahweh/ Brahma, chamando maconha de " Santa Maria", de " medicina sagrada", você apenas está se apropriando de termos muito antigos, distorcendo rituais ancestrais, e fazendo o que os hippies americanos dos anos 1960, fizeram depois que o antropólogo Carlos Castaneda, proporcionou nas culturas yaqui, huicholes, etc... Revelando suas fontes, e causando um impacto negativo nas culturas que estudou, fazendo o oposto do que um cientista social, deve fazer!
Resumindo: Você não é um xamã!
É um assunto desagradável, mas temos , às vezes, de sermos chacoalhados das nossas zonas de conforto. Infelizmente, no meu caso, sou diariamente sujeitado à todo tipo de " terremoto" material, profissional, mas sou suspeito, cheguei ao " fundo do poço", e óbviamente ninguém foi o culpado... Nem Deus, nem Satã, nem pessoas. Apenas a minha falta de visão para negócios, minha própria ignorância, do verbo ignorar...
Também não estou incentivando o uso de substâncias ilegais... Lidar com os usuários, dá um trabalho... Estão sempre esquecendo coisas, fazendo barbaridades ao dirigir, e de modo geral, não é um espetáculo bonito, ver a deterioração da mente alheia, às óbvias limitações que o abuso das substâncias causa! Não é a toa, que os psicólogos chamam isso de " bengala psicológica " !
Meu desejo muito parcial e limitado é lutar, lutar e lutar para alcançar plenitude na conquista de virtudes humanas! Eu não quero ser xamã! Aliás, nem teria tempo para estudar a imensa quantidade de anos necessários para tal maestria alcançar!
Mas me tornar verdadeiramente um ser humano , essa é uma bonita canção para levar ao coração...
Nenhum comentário:
Postar um comentário