Arquivo do blog

quarta-feira, 5 de junho de 2024

SIMBOLISMO, PÁSCOA, OVO, COELHO.


     Repito sempre estas " Peculiaridades da Religião ", por possuir o desejo de compreender estes símbolos, como eles foram manipulados, e outras vezes, surgiram quase que organicamente. Mas principalmente, para minha própria memorização destas histórias tão antigas, quanto belas!
Que esses pequenos " bilhetes de informação ", possam trazer reflexões para você e para este que isto escreveu.
     A palavra " Páscoa "- do hebreu " peschad", em grego " paskha" e latim "pache"- significa "passagem", uma tradição  anunciada  pelo equinócio de primavera ( ou vernal), que no hemisfério Norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no Sul, em 22 ou 23 de setembro. 
     Na Idade Média, os antigos povos europeus, nessa época do ano, homenagearam Ostera, ou Esther- em inglês, Ester quer dizer Páscoa.
Ostera ( ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão  e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.
A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. 
Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia Romana, é Ceres.
          Por que o ovo de Páscoa?
O ovo é um símbolo do germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação  e a criação  cíclica. É o símbolo da vida.
     Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações  acreditavam que o mundo havia nascido de um ovo. Na maioria  das tradições, este " ovo cósmico" aparece depois de um período  de caos.
     Na Índia, acredita-se que uma gansa de nome Hamsa ( um espírito  considerado o " Sopro divino"), chocou o ovo cósmico na superfície  de águas primordiais e , daí, dividido em duas partes, o ovo deu origem  ao Céu e a Terra- simbolicamente  é possível  ver o Céu como a parte leve do ovo, a clara, e a Terra como outra mais densa, a gema.
O mito do ovo cósmico aparece também  nas tradições chinesas.
     Antes do surgimento  do mundo, quando  tudo ainda era caos, um ovo semelhante  ao de galinha se abriu e , de seus elementos pesados, surgiu a Terra  ( Yin) e, de sua parte leve e pura, nasceu o Céu ( Yang).
Para os celtas, o ovo cósmico  é assimilado a um ovo de serpente . Para eles, o ovo contém  a representação  do Universo: a gema representa o globo terrestre, a clara o firmamento  e a atmosfera , e a casca equivale à esfera celeste e aos astros.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível  que ele se tenha tornado  símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar  a data da Páscoa. 
CRUZ:
     No Concílio de Nicea em 325 d. C. Constantino l  decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo.  Mas esse símbolo é muito mais antigo do que o próprio cristianismo. Era conhecido na Índia, por exemplo, com o nome de PRAMANTHA.
Não vou me aprofundar nesse " Pramantha", mas está relacionado com o humano encontrando o divino e o divino encontrando o humano na altura do chacra cardíaco, formando assim a simbólica cruz.
     A Páscoa  é mais um rito de povos antigos, assimilado pela Igreja Cristã de modo a impor sua influência.  Substituindo venerações á natureza( como no caso da Lua ou do Equinócio, das religiões  antigas) por uma outra figura da mitologia, tomando os significados do judaísmo, os símbolos celtas e fenícios, remodelando mediante os EVANGELHOS e dando uma decoração final, criou-se um " ritual colcha de retalhos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário