Arquivo do blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

SIMBOLISMO DO NATAL ( Pastilha n°3).

CERNUNNOS:
É a mais antiga divindade da mitologia celta, e um dos deuses principais, sendo senhor dos animais,  da fertilidade e da abundância. (Deus com chifres). Os chifres servem como antenas captadoras do Espírito,  do Cosmos.
Vale aqui lembrar, que os chifres do Lúcifer dos cristãos,  também têm essa característica de antena captadora. 
Este que isto escreveu, gosta de brincar, dizendo que suas orelhas de abano, na verdade, são antenas de recepção das comunicações telepáticas ou seja lá, o que ele pensa que " recebe", rsrsrs!!!
Prosseguindo... Na religião celta existia a figura do Ancião dos Dias ( uma divindade) que vestia uma roupa vermelha e vivia ajudando as pessoas e o fogo vermelho das roupas representava o fogo do Espírito em meio à neve da matéria. 
Posteriormente houve um fato histórico  na cidade de Mira na Ásia Menor, no ano de 274 d.C.
Havia um homem chamado Nicolau, que possuía posses e era generoso. Esse Nicolau tinha um vizinho com três filhos; eles eram pobres e conforme as moças iam chegando na idade de casar; Nicolau  se esgueirava até a janela da casa e lá jogava um saquinho com ouro, pois ele sabia que os pais não tinham dinheiro para o dote e a moça não poderia casar.
Feito isso, no dia seguinte, foi com espanto que essas pessoas encontraram o ouro e a filha pôde se casar.
Nicolau agiu da mesma forma quando a segunda filha do casal chegou na idade de se casar.
Quando  a terceira filha, finalmente chegou na época de se tornar esposa, o pai dela, ficou escondido para tentar descobrir quem era o generoso benfeitor.  E assim fez, e viu então, o Nicolau correr até a janela  e jogar o ouro. 
Ficou comovido, não só pela generosidade, mas também pela humildade de Nicolau, que doava e não queria ser descoberto,  nem receber elogios ou agradecimentos. 
O pai da moça, contou essa história  para as pessoas. 
Mais tarde o Nicolau  virou bispo da Igreja ( São Nicolau de Mira).
Esse Nicolau, com o passar do tempo, essa imagem dele de Ancião  com barbas longas e as três  bolsinhas com ouro no cinto , que ele havia dado para as três mocinhas do vizinho .Começou a ser representado com imagens de santos para adoração. 
Com o passar do tempo, como sincretismo que às vezes acontece na história;
o Ancião dos Dias  é São Nicolau começam a se fundir e as três bolsinhas de ouro. Ele está vestido de vermelho e as bolsinhas viram uma só. E não  é mais ouro, são brinquedos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário