É o processo de transformação voluntário, variável e nem sempre ordenado e coerente que, conforme a ação deliberada de quem participa diretamente, pode afetar seu ritmo e resultado final. Surge em consequência da percepção de uma insatisfação.
22- INSATISFAÇÃO:
É o estado de mal estar ou frustração provocado pela percepção ou reconhecimento de que alguma coisa não está de acordo ao esperado, de que falta ou sobra alguma coisa, de que a expectativa existente foi aquém do idealizado, enfim, é a sensação desagradável, resultado de um projeto, atividade ou ação que gerou frustração. É o mecanismo que estabelece o início de todo processo de mudança e reformulação.
23- INTELIGÊNCIA:
É a capacidade de organizar e associar ideias de maneira lógica e elaborarmos de forma sistemática, promovendo em consequência, ações e comportamentos específicos para atingir o objetivado.
24- EVOLUÇÃO INTELIGENTE POSITIVA:
É o processo de transformação voluntário, variável e nem sempre ordenado e coerente que, conforme a ação deliberada de quem participa diretamente, pode afetar seu ritmo e resultado, dando como consequência, a continuidade e preservação do ambiente, assim como dos participantes diretos e indiretos.
25- EVOLUÇÃO INTELIGENTE NEGATIVA:
É o processo de transformação voluntário, variável e nem sempre ordenado e coerente que, conforme a ação deliberada de quem participa diretamente, pode afetar seu ritmo e resultado, dando como consequência, a destruição do ambiente e a extinção dos participantes, tanto diretos como indiretos.
É o processo de transformação voluntário conforme a ação deliberada de quem participa diretamente, com pleno conhecimento das implicâncias e variáveis que afetam o meio e as espécies como um todo. É um processo de transformação responsável e com conhecimento de causa.
27- EVOLUÇÃO CONSCIENTE POSITIVA:
É o processo de transformação voluntário e variável conforme a ação deliberada de quem participa diretamente, com pleno conhecimento das implicâncias e variáveis que afetam o meio e as espécies como um todo, de forma a garantir a continuidade e o desenvolvimento do ecossistema e da biosfera local.
28- EVOLUÇÃO CONSCIENTE NEGATIVA:
É o processo voluntário e variável conforme a ação deliberada de quem participa diretamente, com pleno conhecimento das implicâncias e variáveis que afetam o meio e as espécies como um todo, de forma a garantir a extinção e a destruição do ecossistema e da biosfera local.
29- CONSCIÊNCIA:
É ter ciência das coisas e tudo ao redor. É a percepção clara e evidente de todas as causas, implicâncias e consequências de cada ato ou ação, tanto imediatas como posteriores, inclusive, dos possíveis desdobramentos. Pode ser considerado um estado de percepção do valor, do comprometimento e da responsabilidade contidos em todos os componentes de uma interatividade universal de existência, assim como de ter ciência da importância de saber estar, ser e agir dentro do contexto universal.
É a percepção clara e evidente de todas as causas, implicâncias e consequências de cada ato ou ação, tanto imediatas como posteriores, utilizada para garantir a segurança, continuidade e desenvolvimento de um processo, de uma estrutura ou sistema, assim como a integridade de todos os envolvidos.
É a percepção clara e evidente de todas as causas, implicâncias e consequências de cada ato ou ação, tanto imediatas como posteriores, utilizada para destruir ou comprometer a segurança, continuidade e desenvolvimento de um processo, de uma estrutura ou sistema, assim como a integridade de todos os envolvidos.
É a compreensão plena, ampla e clara dos limites e do valor de alguma coisa dentro de um determinado contexto, com seu respectivo significado e conteúdo. É a percepção do que representa um ser em relação ao momento, ao meio,ao tempo em que vive e ao tipo de relacionamento estabelecido com os envolvidos, considerando limites conscientes de ação, intervenção e/ ou interação. De igual forma, é o reconhecimento do valor que possui um sistema, uma estrutura e um processo de per si,em relação ao que representa dentro de um contexto de espaço, tempo, momento histórico e significado frente aos envolvidos,
e indiretos. Tanto dentro dos aspectos contextuais ambientais, sociais e espirituais, como universais, englobando toda e qualquer forma de vida ou existência. O respeito, contempla também os limites coerentes e lógicos de liberdade e ação, desde que não comprometa a liberdade e a ação de qualquer criatura. É também a capacidade de admitir ou reconhecer os limites de atuação, tanto próprios como dos demais. É ser conveniente e correto.
É um mecanismo condicionante de cunho filogenético cujo objetivo visa a preservação das espécies, e como tal, reage automaticamente a determinados estímulos. Pode ser visto como um programa genético universalista primitivo de orientação básica de vida. Ou também pode ser considerado como o princípio essencial e primário que condiciona e orienta de forma automática e inconsciente, o comportamento das criaturas, no objetivo de garantir sua perpetuação.
É um conjunto de sentimentos que se manifestam de forma desordenada e em graus de intensidade variáveis. Também pode ser considerado como o esboço primitivo do sentimento. Uma instância transitória entre o primitivo instinto inconsciente de preservação e a razão consciente da preservação e continuidade.
35- SENTIMENTO:
É situação provocada pela percepção da importância de alguma coisa ou ser. É a identificação consciente de um valor contido em alguma coisa ou ser. É o resultado provocado pelo reconhecimento de um conteúdo significativo dentro de um ser, objeto ou ambiente. É um estado gerado pelo estabelecimento de um elo ou nexo de ligação significativo, entre dois ou vários elementos, sendo um necessariamente inteligente e consciente.
36- RAZÃO:
É um mecanismo e um componente da inteligência, que se desenvolve ao longo da transformação do ser, com o objetivo de permitir-lhe associar ideias, facilitando a identificação de prioridades, necessidades, oportunidades, perigos ou ameaças. Este mecanismo oferece a possibilidade de coordenar informações, compreender e aprender, emitindo em consequência, comportamentos organizados de forma lógica.
Para tanto, se utiliza da identificação, reconhecimento e avaliação do valor real ( objetivo e subjetivo) de todos os componentes vinculados. Sendo emotivo, não poderá haver um processo racional coerente, apresentando apenas rastros de inteligência sem razão, pois carece do sentimento puro.
É a força ou capacidade do ser de realizar. É o potencial de determinação existente na criatura inteligente, cuja força estabelece a condição de mudança, pode ser tanto positiva como negativa.
38- VONTADE POSITIVA:
É a capacidade de realização consciente, motivada pela clara percepção e identificação de necessidades, utilizando a razão como elemento de suporte. Surge de uma clara determinação em relação a ter consciência de uma necessidade.
39- VONTADE NEGATIVA:
É a capacidade de realização irresponsável e inconveniente, motivada pela impulsividade emotiva. Este tipo de comportamento não consegue reconhecer nem identificar as consequências de qualquer ação, sendo esta de caráter momentâneo e superficial, além de perigoso pelo resultado.
É a compreensão profunda do conhecimento adquirido, de vivências ou experiências, cuja extensão e transmissão provoca a reflexão, promovendo algum tipo de transformação positiva de uso prático. A sabedoria pode ser parcial, isto é segmentada, ou também geral, cujo caráter será sempre orietativo em relação ao estudo, pesquisa e investigação,visando uma aplicação prática futura. A sabedoria vem da capacidade de compreender e não do acúmulo de informações.
É um conjunto de informações e experiências adquiridas, incorporadas e/ ou assimiladas. É a noção, o saber da existência de algo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário