Arquivo do blog

domingo, 3 de novembro de 2024

RESUMO DA UNIFICAÇÃO CONCEITUAL. ( Parte 4).



41- COMPREENSÃO:
É o completo domínio dos princípios, razões, causas e efeitos  de um determinado conhecimento e suas implicâncias  ou consequências. É o entendimento profundo, completo e minucioso de um princípio, lei, norma,regra ou base, envolvendo sua interação, inter-relação  e interdependência com tudo o que for possível relacionar-se. É o entendimento e decodificação evidente do sentido concreto, metafísico, objetivo de todos os componentes envolvidos. Ela pode ser parcial ou absoluta.

42- AMOR:
É um sentimento, vinculado a valorização da vida de forma geral. É um estado especial e consciente, onde o significado  do semelhante, do oposto ou das coisas, ganha uma abrangência universal e mágica, pois gera um relacionamento de entrega e doação incondicional. Amar é conseguir desvendar o universo e compreender o significado de um gesto, de uma atitude, de um olhar, da vida e do universo. Amor é um sentimento organizado  que procura priorizar a satisfação  das necessidades reais de quem é o foco, sendo esta atividade  da maior importância. 

Amor é um estado de parceria, amizade, respeito, consideração, humildade e valorização entre criaturas, assim como para com o meio. O amor estabelece uma condição de proteção, preservação e responsabilidade. A paixão pelo contrário, estabelece um processo de dependência doentia, já que está é uma emoção e não um sentimento. Amor é uma característica típica da criatura consciente, sendo que a inteligente apenas sente afeto, amizade, atração ou simpatia. 

43- ÓDIO:
É também um sentimento  consciente de natureza destrutiva. É um sentimento organizado que procura priorizar o desconforto de quem é foco.O ódio estabelece uma condição  de guerra,inimizade e desconsideração, provocando situações  perigosas e inconvenientes. Este sentimento é típico de criaturas inteligentes em transição, ou seja, em definição positiva ou negativa. 

44- EGOÍSMO:
É um mecanismo primitivo de cunho instintivo, cujo objetivo  está relacionado à preservação das espécies. Se caracteriza por processos, comportamentos ou pensamentos que priorizam apenas o interessado. É um estado animal, pois quem manifesta esta condição atua de maneira a competir constantemente. 
45- VAIDADE:
É quando a auto estima se encontra acima de tudo e a necessidade de autoafirmação procura uma compensação, seja pelo aspecto visual  ou qualquer outro. A vaidade é positiva dentro de uma sociedade como a nossa, na medida  em que promove o indivíduo a diferenciar- se e superar- se em relação aos demais. Mas, se em demasia, sua força  será totalmente destrutiva, pois incentivará o desejo de destaque e relevância a qualquer custo. A vaidade deveria ser apenas, a consideração e respeito para consigo mesmo,procurando ser espelho físico, mental e espiritual de uma vida digna e saudável. 

46- SOBREVIVER:
É participar de um sistema sem liberdade e tranquilidade, procurando apenas se manter vivo. É idealizar o prazer para aplacar a insegurança das perspectivas. É mistificar para acalmar a dor do medo pelo futuro.  É recolher- se em si mesmo para fugir da espreita dos concorrentes.  É interagir com um sistema  que se apresenta desconhecido, violento, predador e ofensivo, estando sempre na defensiva garantindo a continuidade a qualquer custo. 

47- VIVER:
É participar de um sistema com plena liberdade e tranquilidade.  É usufruir do prazer de realizar-se, de ser feliz e sentir- se parte de um processo em segurança.  É ter a condição de atuar, ser, relacionar- se é interligar- se sem medos, preconceitos, inseguranças, limitações ou cerceamento. É o exercício pleno daquilo para o qual se foi criado.

48- DESTINO:
Existem dois tipos de destino: um em relação a vida e outro em relação a alma. Em relação a vida o nosso destino é a morte, pois o destino é o resultado final de todo um processo. No caso da alma, o destino dela é ser criadora.
49- LIVRE ARBÍTRIO: É  a possibilidade da escolha. É uma lei universal  de justiça  que oferece a todas as criaturas pensantes a possibilidade de traçar o rumo de sua vida e determinar o curso dos acontecimentos.  É a opção pessoal.

50- MEDO:
É o mecanismo mais Importante da preservação das espécies. É o princípio que impulsiona ou breca o processo de transformação, desenvolvimento e mudança das criaturas de forma geral, atingindo principalmente a criatura inteligente. É um estado de insegurança gerado pela percepção de uma ameaça presente a integridade do indivíduo.  É a sensação provocada pela presença de uma iminente ou   potencial alteração de garantias, integridade ou tranquilidade de uma criatura. O medo pode ser considerado um gatilho que detona o processo de reformulação e mudança, assim como também pode transformar- se numa barreira que impedirá qualquer reformulação. 

51- DISCIPLINA:
É uma condição pré- estabelecida e convencionalizada de comum acordo, com o objetivo de atingir uma meta ou objetivo de forma sistemática e ordenada. É um conjunto de regras estabelecidas para atingir uma meta.

52- HUMILDADE:
É o comportamento e a atitude resultante de um estado de compreensão, sabedoria, respeito e amor. É a capacidade de saber reconhecer o lugar que ocupa dentro de um contexto e as possibilidades que este lhe oferece, procurando aproveitar, da melhor forma, as oportunidades gerais ali presentes.  Tanto em relação a recursos materiais, intelectuais ou espirituais, quanto ao que se tem para oferecer.
53- SUBMISSÃO:
É O SUBMETIMENTO consciente e voluntário com o objetivo de atingir algum resultado. 


54- ORGULHO:
Dentro do aspecto negativo, é o comportamento e a atitude resultante de uma carência  completa de compreensão, sabedoria, respeito e amor. É a capacidade de desconhecer o lugar que se ocupa dentro de um contexto e as possibilidades que este lhe oferece. O orgulho resulta de uma extrema autossuficiência e valorização pessoal em detrimento e subestimação das demais gerando uma sensação de bastar-se por si e para si mesmo. Esta condição desperdiça, da pior forma, as oportunidades gerais presentes num processo de relacionamento e interação, seja pessoal ou universal. 
Tanto em relação a recursos materiais, intelectuais ou espirituais, quanto ao que se tem para oferecer. Dentro do aspecto positivo, é a sensação de satisfação de ter superado uma etapa ou uma dificuldade.  É sentir- se triunfante em relação a uma provação.

55- SERVIDÃO:
É O Submetimento involuntário e autoritário com o objetivo de servir à algum propósito alheio ao submetido e independente do seu interesse.
56- JULGAR:
É tecer considerações  ou emitir juízo sobre algo ou alguém, de forma emotiva, impulsiva e ignorante, se utilizando de argumentos  superficiais e levianos.
57- AVALIAR:
É tecer considerações e resultados sobre algo ou alguém, de forma racional, neutra e ponderada, analisando criteriosamente  todo o disponível, além das ações, aspectos, situações  e valores envolvidos. O argumento  final, será sempre elaborado de maneira inteligente, isento e estudado. 

58- CERTO:
É tudo aquilo que vem de encontro à busca da qualidade, preservação da integridade do meio e de toda e qualquer criatura, priorizando o geral e não apenas o individual.  É a ação que garante a continuidade saudável e evita, ao máximo, qualquer deterioração ou comprometimento. É o comportamento e a atitude altruísta que estabelece uma base sólida para a construção de um processo evolutivo consciente positivo.

59- ERRADO:
É tudo aquilo que vem contra à busca da qualidade, preservação da integridade do meio e de toda e qualquer criatura, priorizando o individual e não o geral. É a ação que compromete a continuidade saudável de um processo, ambiente ou forma de vida, promovendo, ao máximo, a sua deterioração.  É o comportamento e a atitude egoísta que estabelece uma base frágil  para a construção de um processo evolutivo inteligente negativo.

60- MORAL:
É a regra de conduta regional convencionalizada que determina o comportamento de um grupo, cultura ou sociedade.
61- JUSTIÇA:
É a capacidade de agir correta, coerente e imparcialmente, após avaliar criteriosamente uma situação, problema ou dificuldade. Sempre de forma isenta e neutra, priorizando o conjunto( vida em geral, grupo envolvido e meio ambiente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário