Ao longo da nossa história, tivemos vários avatares , em épocas distintas da história da humanidade, que nasceram em 25 de Dezembro, consta que suas mães eram virgens, possuíam discípulos, realizavam milagres, foram mortos e ressuscitaram três dias depois, alguns destes AVATARAS , muitos deles, nasceram milênios ou centenas de anos antes daquele que ficou conhecido como o Jesus da Igreja de Roma.
Mas, existe também essa estranha coleção de " Jesuses ", que nasceram antes daquele que ficou conhecido como o Jesus de Nazaré.
Os profetas do ano 800 a.C. prediziam a chegada de um " herói judeu ", conhecido como JOSUÉ ( O sucessor de Moisés). Também atendia pela alcunha de Yehoshua ( Yeshua) bin Nun ( Jesus do Peixe).
Jesus ( Yeshua ou Yeshu) no hebraico, Iesous em grego, que deu origem a ortografia na língua inglesa, era um título, um " cargo ", que significa " Salvador ", que provém de, YAHWEH SALVA, é possível que todos os grupos que pertenciam à resistência judaica, cada um cultuava sua própria " figura heróica messiânica " , que carregava este epíteto entre outros.
O historiador judeu/ romano do século 1 d.C. cita dezenove diferentes Yeshuas/ Jesil e cerca da metade deles, são contemporâneos do JESUS de NAZARÉ.
No livro de FLAVIO JOSEFO, o ANTIGUIDADES JUDAICAS, dos vinte e oito sacerdotes que ocuparam a cadeira de Messias salvador, a partir do reinado de Herodes- o Grande, até a queda do TEMPLO DE JERUSALÉM, quatro indivíduos reais, atendiam pelo nome de JESUS.
Os outros " jesuses ", eram: Jesus ben Fiabi ou Jesus, filho de Fabus, também conhecido como Jesus, filho de Phabet, Jesus filho de Phiabi ou simplesmente Joshua ben Fabus, que foi um sumo sacerdote judeu ( C.30 - 23 a.C.) no século 1 a.C. .
Ele sucedeu Ananelus, e foi removido por Herodes, o grande, quando este, nomeou seu sogro, Simão ben Boethus, para exercer o cargo de sumo sacerdote.
Este Jesus era tido como o autor do livro de Sirácida ( Eclesiástico ou a SABEDORIA DE JESUS o FILHO de SIRACH).
Um dos livros apócrifos do Antigo Testamento.
Ben Sirach, escrevendo em grego em cerca de 180 a.C. uniu " sabedoria judaica e heróis de estilo homérico ".
O sábio judeu e autor Jesus ben Sira ( nascido por volta de 170 a.C.), ou Siraque, é o conhecido autor do livro de sabedoria comumente chamado de ECLESIÁSTICO.
Jesus Ben Sira aparentemente viveu em JERUSALÉM durante a maior parte de sua vida e pertencia à aristocracia intelectual.
O objetivo de seu livro era ensinar as pessoas a viver com sabedoria, inteligência e moralidade.
Como o Livro de Provérbios, está obra enfatiza que o temor do Senhor é o princípio e o fim da sabedoria. A sabedoria mais elevada é, obedecer a VONTADE DIVINA e a Torá, a doutrina e lei judaicas.
A Sabedoria de Ben Sira está incluída nos Apócrifos do Antigo Testamento, e na Bíblia conhecida como SEPTUAGINTA fazendo parte do Cânon.
Ao contrário de outros livros dos apócrifos " Ben Sira", uma obra popular, exerceu uma influência considerável na literatura judaica subsequente e nas obras moralistas medievais. Muitos dos aforismos de Jesus Ben Sira encontram seu caminho para o TALMUDE, seus ditos também são citados no Novo Testamento.
Jesus, filho de Damneus, em grego. Em hebraico ( Yeshua ben Damnai) , esse senhor, foi um Sumo sacerdote da Judeia da era " Herodiana" em JERUSALÉM, província de IUDAEA ou JUDÉIA.
No livro ANTIGUIDADES JUDAICAS ( Livro 20, Capítulo 9) o historiador do primeiro século Flávio Josefo, afirma que Jesus ben Damneus foi nomeado sumo sacerdote depois que o sumo sacerdote anterior, Ananus, filho de Ananus, foi demitido do seu cargo por executar Tiago, o irmão de Jesus de Nazaré, conhecido como Tiago, o justo.
Isso aconteceu depois que um grande número de judeus fizeram uma petição ao rei e o próprio Jesus ben Damneus, foi deposto menos de um ano depois.
( A morte de Tiago, está na Seção 9 do livro 20- Livro 18 de ANTIGUIDADES DOS JUDEUS).
As obras de Flávio Josefo referem- se a vinte pessoas diferentes com o nome " Jesus", e no capítulo 9 do livro 20.
JESUS BEN GAMALIEL, o Ancião. Em hebraico, Rabban Gamiye Hazzãqen, em grego coiné, Gamalial Ho Presbýteros, ou rabino Gamaliel l ( segunda metade do século 1 a.C. ) . Foi o neto do grande educador judeu Hilei, o Ancião.
JESUS BEN PANDIRA, PANDERA ou PANTERA.
Yeshu ben Pantera, ou Jesus filho de Pantera, é o nome de um religioso judeu considerado como herege, chamado assim por ter sido filho de um soldado romano chamado PANTERA com uma donzela judia, de acordo com o TALMUD.
JESUS BEN ANANIAS, ou Jesus, filho de Ananias, era um lavrador que apareceu em Jerusalem durante a festa anual do Templo, quatro anos antes do início da guerra dos judeus contra Roma, que começou no ano 66 da era cristã e culminou com a segunda e definitiva destruição do Templo de Salomão, que ele profetizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário