Arquivo do blog

segunda-feira, 24 de julho de 2023

PECULIARIDADES DA RELIGIÃO- PARTE 18.



Quem é Jeová, Javé, Yahweh?
     75 mitologias já existiam bem antes das religiões que hoje conhecemos. 
__ Em todas elas, existe a expressão; " O Criador", em todas elas existe uma dupla, ou uma tríade de seres, que com esse criador ( o criador, é sempre um dos dois, ou um dos três). Em nenhuma destas 75 mitologias, fala-se em " Deus".
Por uma questão bem simples; esse conceito só surgiu, na Trácia, à cerca de 3.800 anos atrás. E, essas mitologias são anteriores. Então, ninguém falava em " Criador". Então, de fato, sob a ótica do cristianismo, do judaísmo, o Deus bíblico, chamado Yahweh, é o mesmo ser que na mitologia  hindu chama-se Brahma, que na mitologia chinesa, chama-se Pan Ku.
E se nós formos aí, pelas mitologias mais importantes, todas elas terão  um nome para Javé.
A dos bosquímanos, da Namíbia, na África, o nome é Kaaguen( SIC). É o criador. 
Em todas elas, fica claro que, esse criador teve problemas na hora de criar. Em todas elas, está claro que o criador terminou se tornando prisioneiro da própria obra; tudo isso foi dito lá atrás. 
Nessa época não existia nenhuma das religiões que nós conhecemos. 
Então, as religiões  quando surgiram, é que cancelaram todas essas notícias, chamando-as de mentirosas, de invenção, de lenda; a classificação  mais elegante, que demos ( nós os humanos) a essas notícias  deste passado remoto foi, o que hoje chamamos de mitologia. Porém, as religiões é que surgiram à partir dessas notícias mitológicas.
Então, quem é Yahweh?
É um dos três  seres da mitologia  hindu, é um dos três  seres da mitologia  celta, é um dos três seres de qualquer  mitologia, dessas que estamos nos referindo.  Que em tese, venceu a briga com os outros dois e conseguiu se apresentar  para o povo hebreu, que mais tarde veio à ser chamado de judeu, como sendo de todos aqueles deuses, aí o nome Deus.
Já surgiu na época por exemplo, de Moisés, o nome Deus, já existia. Antes disso, não. 
Então, aquele criador passou a ser chamado de Deus.
E hoje, nós, nesse século  21, a gente tenta rastrear o nosso conhecimento  para trás, e só vai até as religiões  e esquece que por trás das religiões, já existia as mitologias; falando clara e abertamente  sobre tudo.
Então, sim, todas as mitologias afirmam que esse ser, que nós chamamos de Yahweh  é de fato, o criador dessa faixa dimensional de realidade, na qual nós estamos inseridos, e ele assim mesmo se apresentou aos judeus, aos arianos- hindus, e o nome ali, naquela cultura  passou a ser Brahma, e aos islâmicos  como Alah. 
Em todas essas religiões  que seguem algum tipo de livro, seja os judeus que seguem a Torá, que são  os primeiros cinco livros do Antigo Testamento  da religião  cristã, o Islã, e o próprio  brahmanismo apoiado pelos Vedas fala da história  de Javé, como criador, o que muda é o nome.
PAN KU ou PANGU ( foi o primeiro  ser vivo e origem da existência  distinta das coisas segundo a versão mais conhecida  do mito da criação  na mitologia chinesa.
A versão  do mito mais antiga restante é do século III no SANWU LIJI ( Registros Históricos  das três Divindades Soberanas e cinco Deuses) por Xu Zheng.
" ... Céu e Terra estavam na condição  de caos ( Hun-Tun) como um ovo de galinha, dentro do qual nasceu P'an Ku. Após  18.000 mil anos, quando o Céu e a Terra foram separados, o YANG puro formou o Céu e o YIN turvo formou a Terra. P'an- Ku estava entre eles. Seu corpo se transformava nove vezes ao dia, enquanto  sua cabeça  apoiava o Céu e seus pés estabilizaram a Terra.
A cada dia, o Céu aumentava dez pés de altura e a Terra, a cada dia, dez pés de espessura. P'an- Ku que estava entre eles diariamente  aumentou de tamanho. Depois de outros 18.000 anos, é assim que o Céu e a Terra foram separados por sua atual distância de 90.000 li."
Obs: As unidades históricas de comprimento incluem o chî, o bù, e o lî. O comprimento  preciso e a relação entre elas variaram durante a história  da China, sendo que um bù, corresponde a 5 ou 6 chî e um lî a 300 ou 360 bù(600 d.C.).
     Nunca é demasiado lembrar, que não quero " destruir" ou desrespeitar o sagrado direito democrático , das pessoas de terem suas crenças...
Tenho a convicção de que quanto mais pesquisamos e nos aprofundarmos naquilo que a riqueza arqueológica, nos trouxe de informações, nos escritos de outras culturas e todas as contribuições sábias, que inúmeros seres de alta estirpe espiritual, filosófica e intelectual , deixaram de legado para a humanidade...
Todo esse conjunto benéfico e positivo vai somar e melhorar nossa compreensão à respeito da verdade, sobre a divindade...
Espero trazer reflexões, que essas reflexões nos levem a fazer as perguntas certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário