Arquivo do blog

domingo, 9 de julho de 2023

PECULIARIDADES DA RELIGIÃO-PARTE 15.

Comentar um pouquinho sobre a SANTA SIMPLICITAS; ou seja, Santa ignorância).
Definição de seita:
     Se fecha em um corpo de doutrinas  e vê o restante  da sociedade  como inerentemente má ou pecadora( passível da ira divina, que inevitavelmente  sobrevirá sobre eles.
As seitas de orientação cristã usam as noções  de pecado e santificação  como forma de dar legitimidade discursiva aos neófitos e manter os que já são seguidores.
A saída do grupo pode acarretar  diversos distúrbios psicossociais em decorrência  do sentimento de solidão, de auto culpabilização e da hostilidade advinda do grupo que se está deixando. 
     Sair de uma seita nunca é fácil  porque ela exerce controle sobre a vida individual  e coletiva dos indivíduos. 
As seitas, assim como as religiões instituídas, são agências reguladoras do pensamento  e da ação, mas com a diferença  de que na seita a regulação  tende a ser mais totalizante, devido ao rígido  controle que exercem sobre os sujeitos.
       Este que isto escreveu, sofreu o dissabor de testemunhar, até mesmo os seus pares daquilo, que se convencionou chamar de CONTATISTAS(  pessoas que alegam ter contato com a Confederação de Mundos da Galáxia) agirem, como se a experiência de contato com essas extraconsciências, fosse um tipo de atitude religiosa...
Trocaram o Jesus da Cruz e no lugar colocaram um ou mais extraterrestres...
Observei, pessoas " pedindo" coisas aos ditos " Ets", como se essa sociedade de cultura e tecnologia distintas da nossa, fosse algum tipo de divindade que concedesse favores, presentes, etc.
Uma situação de impuberismo psíquico, que sempre desconcertou, este rabiscador de folhas !
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário