" operare", ou seja, de ópera, de obra.
Significa, juntos trabalharmos para uma mesma obra. Todos nós trabalhamos tendo como foco realizar uma coisa em comum. O foco não é realçar a nossa personalidade. Mas colaborar na criação de algo maior, onde cada um de nós deixa a sua participação. Isso propicia, o trabalho em equipe. A virtude que trabalha para isso é exatamente a COOPERAÇÃO .
COLABORAR :
Vem de junto e " laborare", trabalhar. Significa que eu posso estar ao seu lado, e fazendo um trabalho e você outro. Pode ser até que esses trabalhos lá no final se conectem, formem uma coisa só, mas a gente não sabe disso. É aquele tipo de estrutura de trabalho onde só conhecemos aquilo que está na nossa frente, então eu estou aqui, você está aqui, trabalhamos um ao lado do outro. Mas não existe, pelo menos na nossa compreensão nenhuma relação entre a tua obra e a minha obra. É um COLABOR , trabalhar lado a lado mas não necessariamente sentindo uma certa conjunção naquilo que nós fazemos isso é bem mais superficial e bem menos produtivo do que a cooperação.
A cooperação tem então um fim comum, um fim que une todas as pessoas numa única obra. Podemos perceber que a cooperação implica em sonhar , em almejar, sonhar aquela obra pronta. Isso estimula a nossa criatividade, estimula a nossa capacidade de nos orgulhamos por aquele trabalho que foi feito por nós juntamente ou seja, ele é o contrário de competição, é uma forma de ganharmos juntos e isso é sensacional.
Cooperação, então é o contrário de competição, onde queremos uns vencer sobre o fracasso dos outros. Na cooperação trabalhamos juntos para um sucesso de todos, onde todos estamos somando esforços para uma única obra, se existe uma coisa complicada no nosso tempinho histórico é um sentido de êxito onde todo mundo vence junto, sempre existe aquela ideia de que o meu êxito, o meu sucesso depende de passar por cima de todo mundo, ou seja, o meu êxito depende do fracasso de um bando de gente.
Isso é uma ideia péssima e acaba com os nossos sonhos de solidariedade, fraternidade universal. Porque sempre o meu sucesso vai depender do fracasso de várias outras pessoas. A verdadeira cooperação luta contra isso, ela luta contra a competição, ela faz com que todo mundo prospere junto que todo mundo chegue no alto do pódium juntos. Podemos dizer que colegas, colaboram, amigos cooperam. Ou seja, a cooperação gera uma relação mais íntima entre as pessoas.
Trabalho de colaboração é trabalhar lado a lado mas não existe cooperação, não existe um fim comum, portanto não há união, não há coesão do grupo, não há criação de relações, não há sonhos, não há criatividade, não há expectativas de uma obra bem- sucedida, a obra não é também nossa. Portanto a cooperação nos dá muito mais do que a colaboração ela é capaz de substituir com sucesso a terrível competição que sempre existe entre nós e que sempre acaba levando em última instância todo mundo ao prejuízo.
OBSERVAÇÃO:
É importante, entendermos essas diferenças, pois somente assim, conseguiremos realmente lutar pela sublimação de nossos sentimentos e pensamentos negativos. Somente assim, daremos embate ao nocivo modo de pensamento do ego .
E não se enganem... Estes são os primeiros passos rumo ao ENTENDIMENTO DO INVISÍVEL e suas intrincadas e complexas relações das Forças que Gerem nossas Vidas.
A polaridade é tudo o que começa intenso demais, daqui a pouco vai para o outro lado, podem ser namoros, pode ser amizade, pode ser uma dedicação a algo, saltou etapas ou seja, não houve ali um conhecimento, uma aproximação, um aprofundamento, um contato um pouco mais gradual. A consciência não cumpriu com os ritos que ela tinha que cumprir, ela fez um salto, esse salto não tem sustentação, portanto vai cair talvez na mesma velocidade, então é um elemento muito comum, nós vemos que amizades, amores, atividades... Não pensou.
Entender estas ideias e conceitos é muito importante. Ampliando a nossa capacidade intelectual , estamos abrindo as portas para o conhecimento interior, garantimos um melhor acesso à nossa FONTE INTERIOR de conhecimento, de sabedoria.
Aliado à essa busca voluntária de capacitação intelectual, devemos nos familiarizar com as complexidades da ARTE DE RESPIRAR, ou ARTE DO ALENTO, com o desenvolvimento , com o melhorar de nossas técnicas de meditação...
Isso nos traz para mais perto da adequada frequência vibracional, que vai nos afastar dos excessivos obstáculos que somos obrigados a desviar, escalar, tropeçar...
Enfim, de tudo aquilo de que se compõe as agendas trevosas desta época, deste século.
Nenhum comentário:
Postar um comentário