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quarta-feira, 21 de agosto de 2024

USANDO O CAPETALISMO PARA EXPLICAR O CONTROLE DOS CONSUMISTAS!!! ( Ou seja, a grande maioria da sociedade).


     " Capetalismo" era como o sr. José Da Trino, se referia ao " capitalismo selvagem",  outro epíteto deste incrível ser, que tive a honra de conhecer por um mês mais ou menos, andava pelo Rio de Janeiro, dos anos1989, ficou conhecido como PROFETA GENTILEZA . Fazia essa junção das palavras capital + capeta... Nunca vou me esquecer, daquela bela figura trajando umas roupas tipo túnica branca de beduíno do deserto, os carros passando... E alguém gritava: " Vai maluco!" _____ E ele respondia: " Maluco de amor!". Era mesmo incrível!
Mas não estou aqui para me recordar do José Da Trino ( dos três) assim como a Trindade, Brahma,  Visnu e Shiva, ou Pai, Filho e Espírito Santo! Muito bom, não é mesmo? Aconselho a irem atrás da história do PROFETA GENTILEZA, deixou o bordão: " GENTILEZA gera gentileza" , que muita gente, ostenta em suas camisetas e nem sabe, quem é o autor...
Vou reproduzir um texto simples de marketing da empresa Check-out RH- Marketing e Comunicação, que ensina como vender melhor as mercadorias em um mercado.

     Atentem para a complexidade usada para induzir as pessoas à consumirem coisas, e depois, peço que usem a imaginação para extrapolar estas informações  e avaliarem por si mesmos, o tipo de bombardeio ,  que nós mortais comuns,  sofremos, o tempo todo! Sendo manipulados de um lado para o outro...

MARKETING SENSORIAL:
" De verdade, o marketing sensorial é aquela ferramenta que tem transformado, nos tempos atuais, atos simples e corriqueiros do dia- a- dia das pessoas _____ Como fazer compras ou comer em restaurantes  _____ Em verdadeiras EXPERIÊNCIAS  para os clientes. Experiências que podem ser inesquecíveis, ficando registradas como pouco, nada ou muito agradáveis. 
          MUSIC BRANDING
No caso da música ambiente, esse estímulo auditivo_____ comum em lojas, bares, restaurantes e comércios em geral é chamado de " Music Branding" e vem marcando presença cada vez maior nos corredores dos supermercados, embalando o ritmo das compras e o humor do consumidor, por meio da audição.  Este é um recurso barato e para lá de interessante  quando o assunto é conquistar clientela, driblar a concorrência e  subir o faturamento.  Entenda o porquê. 
     Music Branding nada mais é do que uma técnica de marketing sensorial para envolver emocionalmente o consumidor, no seu sagrado momento de escolhas e compras. Através da música, quando o som atinge áreas do cérebro, são disparados gatilhos mentais capazes de criar associações e conexões  com determinadas marcas e estabelecimentos; emoções de persuasão  e convencimento, como desejos de consumo e disposição  de tempo maior de permanência nas lojas.
Enfim, todo mundo sabe que a música eleva os espíritos, traz recordações, provoca sentimentos e transforma  os humores das pessoas. Portanto, a música de fundo tem o poder de elevar os ambientes  para o modo " tocar o coração do cliente". Estamos falando de consumo emocional  _____ essa arma tão poderosa e aliada do mundo mercadológico. Por isso, é importante saber usá-la da melhor forma, no setor supermercadista. 
     Não se trata, simplesmente de colocar uma rádio comercial para tocar músicas aleatórias nos alto- falantes das lojas, ou de montar uma trilha sonora escolhida ao gosto do dono, gerente ou funcionários.
Também não se trata de querer fazer o consumidor  balançar timidamente ao som das músicas, nem cantarolar algumas notas.
Esse conteúdo musical, na verdade, tem que ser muito bem estudado e elaborado,para se obter bons resultados  pelo supermercadista. 
Os objetivos são criar uma memória auditiva e afetiva do público consumidor com a loja, associar as músicas certas com a marca do supermercado, agradar e dar acolhimento aos clientes; ampliar as vendas estimulando o desejo de consumo fazendo os clientes  ficarem mais tempo circulando pela loja, e incentivando-os a voltar mais vezes em busca de sensações de prazer, relaxamento  ou animação, mesmo sem que tenham consciência disso. Mas, como conseguir tudo isso apenas com música  ambiente? Vamos desvendar essa questão. 
A PLAYLIST PERFEITA
 Quais são, enfim, as músicas certas, ou a trilha sonora ideal para alcançar esses objetivos, e quais os passos para se montar uma playlist perfeita? Saiba que o ponto de partida dessa jornada  É CONHECER O SEU PÚBLICO ALVO: Quem é o seu consumidor? Qual o seu perfil econômico e social? Quais as suas preferências e hábitos de consumo e o seu ticket médio de gastos na loja? Qual a sua faixa etária, e quais faixas etárias  mais frequentes  em diferentes horários? Essas é outras respostas, para se definir o estilo das músicas compatíveis  com os gastos desse público é fundamental. 
Se esse conhecimento  não existe, deve ser conseguido com pesquisas e cadastros feitos com os clientes, pessoalmente ou online. Lembre-se: o perfil do seu consumidor é o ponto chave para a definição  da playlist perfeita.
     Conhecido esse " público- alvo", o passo seguinte é saber qual imagem de marca a loja pretende passar para o seu consumidor, ao se identificar com certos estilos musicais. Mais popular, mais sofisticada ou mais exclusiva? Uma loja mais moderna ou mais tradicional? Para um público mais jovem ou para todas as idades? É preciso saber que as músicas da trilha vão ser identificadas com a personalidade e marca do comércio, sendo associada à sua imagem tanto para o lado positivo quanto para o negativo. 
Portanto, se relacionadas corretamente, as músicas deverão ser a cara da loja e de acordo com o gosto do seu público  que, por sua vez, também vai se identificar  com a loja _____ esse alinhamento perfeito vai gerar uma PLAYLIST PERSONALIZADA , perfeita para que o projeto de Music branding funcione adequadamente. 
SELEÇÃO E VEICULAÇÃO ASSERTIVAS
Alinhado ao público-alvo  e imagem da loja, o leque de músicas é imenso para cada estilo que se escolha: Instrumental? Clássico? Internacional? Um mix variado? Pop? MPB? Jazz? Sertanejo? Seja qual for, a seleção  de músicas até aqui está só começando a ser delineada. Afinal ainda há muitos outros pontos para a batida do martelo que vai definir o seu investimento  na balada do som tocado no seu comércio. 
     Sem fugir do estilo que se pretenda dar ao tom musical nos supermercados, muitas outras variantes devem ser consideradas:
1- As seleções devem ser de acordo, também, com os horários do dia.
Entre 18 e 20 horas, por exemplo, quando as pessoas estão voltando  do trabalho, cansadas e estressadas,as melodias devem ser mais suaves, contribuindo para acalmar os clientes e proporcionando um alívio e bem- estar. 
Já ao meio' dia, hora do almoço, quando as pessoas  estão apressadas e dinâmicas, a música pode ser mais agitada para acompanhar esse pique. O importante é conhecer essa dinâmica do fluxo, fazendo com que a música ambiente  tenha o ritmo que o consumidor necessita nos diversos horários do dia.
2- A variedade de músicas deve ser bem grande, de modo a se evitar uma exaustiva repetição delas. O consumidor não deve ouvir sempre as mesmas músicas  quando chegar no estabelecimento, nem ouvir repetidas vezes a mesma música enquanto faz as suas compras, porque isso é uma chatice.
Imagine sobretudo, submeter os colaboradores, durante horas e todos os dias, ouvindo sempre as mesmas músicas. Isso é muito enjoativo.
3- Músicas agradáveis também  aos colaboradores podem colaborar com a produtividade, porque estimulam, energizam e deixam o clima mais colaborativo.
4- O volume das músicas também é importante. Não pode ser muito alto, causando stress e desviando o foco das compras, nem muito baixo que não dê para se ouvir direito. O meio termo, para se camuflar ruídos e escutar perfeitamente a trilha sonora, é o ponto certo. O som deve ser limpo, sem distorções. 
5- Mesmo fazendo parte de uma mesma rede de supermercados, as playlists  devem ser personalizadas loja a loja, tendo em vista a região  que servem e o público- alvo de cada uma.
Cada loja tem clientes e características diferentes umas das outras.
UMA RÁDIO EXCLUSIVA.
Como se vê, montar uma playlist correta e certeira, do ponto de vista do marketing sensorial, não é uma coisa simples nem uma missão para ser feita de modo caseiro. A sugestão é que elas sejam feitas por assessorias, como empresas ou profissionais especializados  no assunto.
Bem- feito 
, esse trabalho trará resultados  que poderão  compensar os gastos.
Só para ter uma ideia, um estudo feito pela empresa HEARTBEATS, que avalia comportamento do consumidor, concluiu o seguinte com relação à influência das trilhas sonoras nos estabelecimentos comerciais: A influência  que a música ambiente tem na experiência de compra do consumidor é tamanha, de forma que a música errada pode fazer com que 44% dos cientes saiam mais rápido do estabelecimento.
No entanto, a música certa tem o poder de fazer com que 35% deles fiquem mais tempo no local, e 14% acabem comprando mais
ao escutar uma música com a qual se identificam, o que aumenta o ticket médio e o faturamento da loja.  Essa ferramenta  é ainda tão importante que, quando a música agrada, 30% dos clientes voltam a visitar o estabelecimento, o que também  gera uma fidelização  mais alta, e 21% o recomendam para seus amigos".
Os números dessa pesquisa não mentem: é imensa a importância que a música ambiente das lojas tem, no comportamento  dos consumidores.  
Por isso mesmo, vale investir  nesse projeto e ainda tirar muito mais proveito  desse tipo de transmissão  diária e ininterrupta nos supermercados, com a veiculação de muitas outras informações, além  das seleções musicais.
Promoções, anúncios, spots, jingles, concursos, programas de fidelidade, todo esse conteúdo pode ser intercalado na trilha sonora, divulgando notícias  de interesse para o consumidor e de propaganda para o comércio e seus produtos.
Isso corresponde a ter uma rádio exclusiva no supermercado, que mescla recreação e informação em um canal direto com seu público- alvo. Todo supermercadista quer uma mídia dessas para contribuir com o seu negócio, não é mesmo?
Então, pode apostar em MUSIC BRANDING porque essa ferramenta  tem tudo para ser um sucesso, assim como as músicas que vão tocar na playlist da sua loja.
          CONCLUSÃO DESTE QUE ISTO ESCREVEU:
     Se apenas para vender algumas mercadorias, ou mesmo prosaicos tomates, pepinos e laranjas, são usadas ferramentas de manipulação tão sofisticadas...
O que você acha que nos acontece, como sociedades e nações, quando agências trevosas que possuem tecnologias que para nós se assemelha a magia ou milagre, resolvem manipular mercados de ações, decidir quem vai vencer ou perder eleições?
É disto que estou falando!
Quando repito à exaustão, sobre ENGENHARIA ESPIRITUAL, e não necessariamente benéfica e positiva usada à favor da humanidade , tem muitos seres interessados na Terra, e em seus habitantes, do ponto de vista de exploração comercial..

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