Empatia , é você sentir o mundo como o outro. A partir dos valores dele, do histórico dele. Da situação dele.
Tentar entender, despir- se de sua própria personalidade e entrar sim na vida do outro, mas totalmente puro, ver a partir do ponto de vista dele. E a partir desse contexto, dessa encruzilhada onde ele está, poder puxá- lo para um degrau acima, poder chamá-lo para um pequeno degrau acima, pois ninguém reboca ninguém.
Porque a partir do momento que você encara a verdade do outro, algo você vai aprender, e com certeza dentro do contexto dele você vai ver algo que você não viu...
A psicologia é demais ciências que estudam a mente e o comportamento de nós , rústicos mamíferos, dizem que existem vários tipos de inteligência, assim como, vário tipos de empatia.
Empatia cognitiva, é a capacidade mental de identificar e entender as emoções, as perspectivas e os pensamentos dos outros, sem internalizar os sentimentos dessas pessoas, ou seja, sem se imantar emocionalmente .
Empatia emocional, também conhecida como Empatia afetiva, a Empatia emocional faz referência aos sentimentos que nos atingem em resposta às emoções do outro.
Empatia compassiva é aquela que te permite compreender o outro, compartilhar sensações com ele e ainda agir se for necessário. É um tipo de empatia que impulsiona ajuda.
Mais do que nunca, nessa sociedade deste 2025, precisamos pensar e repensar sobre EMPATIA .
Nenhum comentário:
Postar um comentário