Uma das razões da existência do ser humano: Fazer com que os erros se exteriorizem e sejam resolvidos. Isto é um trabalho divino.Assumir um papel de Sol nos erros que trazemos em nós.
A alma é o conjunto das reações que temos. Mais sublimes, menos sublimes, bem terrenas.
Espírito é aquela centelha divina que reside dentro de nós.
No corpo mental é o local onde estão armazenados os conhecimentos do ser humano.( É formado por um conglomerado, conglomerado esse de elementais)
A matéria em si é formada por um conjunto de inteligências que tem em si mesma as metas para fazer a evolução. ( Elementais artificiais entrelaçados para formar o astral).
" Respeito vem de res picere, olhar mais uma vez, saber ver, saber encontrar a essência divina que se encontra em todas as coisas, não apenas em você. Todas as coisas merecem respeito pelo que são ".
" Vim ao mundo para me revelar diante da minha consciência e diante do mundo." E isso seria a evolução.
É dedilhando estes fragmentos de informações, que tento " chacoalhar", àquilo que penso ser minha mente, para assim obter respostas, lógicas e racionais para esta questão de carma...
Uma vez, recebi a tarefa de sair na rua e encontrar " objetos dotados de consciência ", isso , essa ideia surgiu de uma comunicação telepática, e resumindo, seria que um lenhador ao cortar uma árvore, essa madeira vai passar por várias mãos, e cada vez que ela estiver sendo manuseada, seus elétrons, vão adquirindo consciência! Até o dia em que ela se transforma em um belo móvel ou uma escultura. Esse processo, dotou os átomos, os elétrons daquele objeto de madeira de um rudimento, ou um princípio de consciência ...
Isso é assim mesmo? É desse jeito, que mais ou menos, ocorre com os seres humanos?
O universo quando manifesta, desce até a matéria mais densa, a matéria mais concreta que se possa imaginar ( isto é a efusão do divino) . É como se Ele tivesse parado para refletir sobre a matéria, tivesse mergulhado na matéria. O autor do CAIBALION compara a um artista que está tão envolvido com a sua obra, que ele não lembra de mais nada.
Como se o Divino tivesse se envolvido tanto com a sua obra que ele tivesse ficado adormecido aqui na matéria.
Quando ele chega ao ponto mais baixo da materialização do Universo, o que acontece? Começa a voltar para a casa. Começa aquilo que o autor chama de INFUSÃO , ou EVOLUÇÃO .
Temos a descer EFUSÃO, ou involução, não no sentido de que ela seja má, negativa.
Tem que descer até a matéria mais concreta, depois começa a voltar para casa. Esses dois processos fazem parte do ciclo do Universo.
CONHECIMENTO é quando eu sei algo sobre alguma coisa.
SABER sou eu falando sobre a árvore e SER sou eu sabendo tanto sobre a árvore, tanto tempo tentando compreender a árvore, que na verdade eu sou a árvore. Ser e Saber.
Cada dia, cada mágoa resolvida, cada fraternidade expandida, cada amor declarado, cada inimigo sublimado . . . Isso é o despertar.
O conjunto dos pequenos gigantescos embates secretos sigilosos que cada um de nós trava na sua própria alma todo dia... Isso é o despertar!
Existe uma outra perspectiva, de viés psicológico sobre essa história de CARMA. Um texto extraído de: PROTOPIA.FANDOM.COM , o título é " Os Senhores Do Karma"... Que ora, passo a transcrever: ( Abre aspas) " Senhores Do Karma:
Amígdala quer dizer " semente" em latim .
É um nome perfeitamente apto, uma vez que as amígdalas são as sementes do que as religiões orientais denominam KARMA . Não estou falando, naturalmente, das amígdalas que temos na garganta, mas de duas estruturas cerebrais que correspondem ao coração do nosso sistema límbico,
a parte do cérebro onde nossas emoções são produzidas e processadas. Temos duas amígdalas, uma em cada hemisfério. A amígdala do hemisfério esquerdo gera nossas reações emocionais positivas___ alegria, satisfação, contentamento. A amígdala do hemisfério direito, ao contrário, produz as emoções negativas, como o medo e a raiva. Estou simplificando, claro.
Muitos dos nossos sentimentos são compostos de reações emocionais complexas, que nascem da interação entre ambas as amígdalas. Mas, em linhas gerais, é isso.
Agora, somos instintivamente programados para buscar a ativação da amígdala esquerda e evitar a da amígdala direita, ou seja, procurar experiências que nos tragam satisfação emocional e tentamos eliminar os estímulos que despertam reações negativas, seja nos afastando deles, seja suprimindo-os. A cada vez que temos uma experiência emocional positiva ou negativa, nossas reações, associadas ao estímulo que as produziu, são armazenadas na memória por meio dos hipocampos ( Sim, também temos dois, um de cada lado do cérebro, e não, apesar do nome, eles não se parecem com um cavalo marinho). Assim, podemos repetir os estímulos que produzem respostas satisfatórias e evitar os estímulos negativos.
Com o tempo, graças ao armazenamento de nossas reações na memória, acabamos desenvolvendo todo um conjunto de padrões de comportamento que obedecem a esse duplo imperativo; buscar a satisfação e evitar a insatisfação. Esses padrões colorem todas as nossas ações e reações. Nossas percepções são filtradas por uma grade cujo principal objetivo é comparar cada objeto com que nossos sentidos entram em contato ao repertório de estímulos registrados pelo aprendizado anterior.
Pois bem, esses padrões de comportamento engramados ( traço permanente deixado no tecido nervoso por um estímulo muito forte) são nada mais, nada menos do que o Karma. É isso que a palavra quer dizer.
Esqueça as fantasias Teosóficas sobre os senhores do karma, que mantém registros akáshicos de nossos atos . KARMA quer dizer simplesmente " ação ", e mais nada.
São as ações que aprendemos a executar de modo mais ou menos automático e que internalizamos sob a forma de condicionamentos comportamentais tão rígidos que simplesmente não nos permitem agir de outra forma. Alguns desses condicionamentos são positivos ____ é o chamado " bom carma". Outros são negativos ___ é o " mau karma", positivo ou negativo, o KARMA é sempre condiciomento.
Nossas emoções evoluíram como guias cuja finalidade é orientar o organismo sobre como lidar com as circunstâncias externas e internas.
Quando ele se depara com um objeto, este é analisado com o banco de representações armazenados no cérebro. A comparação ativa a resposta da amígdala ( esquerda ou direita, conforme o caso), que se comunica com o hipotálamo e com o córtex motor. O hipotálamo rege a liberação de hormônio como a adrenalina na corrente sanguínea e o córtex motor comanda as ações musculares que se traduzem em movimentos: fugir do objeto, abraça-lo, devorar o objeto ou cair de pau em cima dele.
Não estamos no mundo ___ Existem, porém, dois catch- 22 nesse mecanismo. O primeiro é que as representações armazenadas na memória influenciam ativamente o próprio ato da percepção.
Uma das descobertas mais notáveis dos neurocientistas que estudam nosso sistema sensorial é a de que a percepção não é uma fotografia fiel do objeto, mas uma imagem construída pelo cérebro a partir de uma combinação entre os traços emitidos pelos órgãos de percepção e as representações dispositivos previamente gravadas.
NOTA: Catch- 22, a palavra catch pode ser usada para se referir a algo que " engancha", algo que segura você. Está indo tudo bem e você passa direitinho pela porta, mas a sua manga se engancha na maçaneta ___ é um catch. Catch, assim, é usado no sentido de um contratempo que acontece quando tudo o mais parece estar indo bem. Podemos traduzir catch- 22 como um " dilema", " ciclo vicioso" , "impasse" ou " beco- sem - saída ".
As conexões que ligam os córtices sensoriais aos córtices cognitivos são uma via de mão- dupla. Para ficar com o exemplo da visão, o córtex visual decompõe o objeto em um feixe de característica básicas ___ formas, cores, movimentos. Esses sinais funcionam como entradas no banco de memória, que busca em seus registros qualquer coisa que pareça corresponder aos sinais. Quando ele acha que encontrou uma identificação positiva, a representação correspondente é enviada de volta para o córtex visual, junto com as associações emocionais correspondentes, e o córtex visual utiliza esses dados para refinar e corrigir a percepção, como se fosse um PHOTOSHOP cerebral, a fim de torná-la mais parecida com o modelo.
Dessa forma, nunca vemos o objeto tal como é, mas uma imagem condicionada por nossas predisposições ___ nossas predisposições Karmicas, diria um budista.
A segunda armadilha é que padrões de ativação muscular frequentemente utilizados são ativados com mais facilidade do que aqueles que o organismo emprega mais raramente. Com isso, cria- se uma predisposição para determinado conjunto de ações,em detrimento de outras.
Por exemplo, numa pessoa que prefere fugir à confrontar o objeto, será muito mais fácil ativar o padrão de fuga diante de qualquer situação. Mas isso cria um círculo vicioso, porque cada ativação reforça o padrão de fuga, aumentando ainda mais a sua probabilidade de ser ativado.
Com o tempo, criamos uma malha de esquemas sensório- motores que determinam todas as nossas percepções e ações, e que corresponde tanto ao que Reich ( Wilhelm Reich) denominava COURAÇA MUSCULAR DO CARÁTER quanto à SÍSTASE dos gnósticos valentianos.
Os gnósticos diziam que é a sístase que produz a realidade, da mesma forma que os budistas ensinam que o mundo dos sentidos é criado pelo conjunto de nossas predisposições kármicas . E isso é literalmente verdadeiro: não temos acesso aos objetos reais , mas apenas às imagens construídas pelo cérebro a partir dos estímulos sensoriais. E, como vimos, essas imagens são condicionadas pelos nossos esquemas sensório- motores. Podemos dizer, com Rimbaud, que não estamos no mundo:
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