Arquivo do blog

domingo, 13 de outubro de 2024

MUNDO DESUMANO.MUNDO INUMANO.



     Que título é esse? Nem sei se pensei realmente antes de escrevê-lo...
Primeiro, fiquei pensando nessa coisa de " desumano" , mais no sentido de passar para as pessoas, a ideia de que " gente", " humano", vai além de usar roupas, dirigir automóveis, ter emprego, casa e família...

É uma questão de desenvolver virtudes humanas... ( Amor fraterno, empatia, coragem, e um longo etecétera...) e o " desumano", estaria relacionado com a questão da possibilidade de existir vida fora do planeta Terra , causa essa perdida, para os seus detratores! Nos últimos cinco anos, só faltou o presidente estadunidense, dar uma entrevista declarando que ets existem! 

Fora esta autoridade, temos uma coleção muito grande de altas patentes das forças armadas de vários países, ministros da defesa, agentes da C.I.A. , etc, etc...
Mas, ainda não é bem isso, o que eu quis dizer... Talvez o " Mundo Inumano", esteja relacionado com o fato de que amanhã, 14 de Outubro de 1964, este 

que isto escreveu, vai completar sessenta... Sim, sessenta anos e mora na rua! Não tem emprego, e perspectiva alguma de melhora! Isso depois de trabalhar com o tal " registro em carteira", desde 1978! Contribuí, paguei impostos, nem vou citar, o esforço que fiz pela nação, hoje em dia, essa história da minha vida, iria me angariar mais " tijoladas" do que "flores".

Bate em meu peito e coração, se é que posso usar, está meta- linguagem, o desejo de passar adiante para quem tiver olhos e ouvidos para ... Todes já sabem o resto da frase.
Retomando ... Passar para as pessoas, a urgência urgentíssima, de que devemos mesmo cuidar das nossas atitudes, cuidar e controlar nossas paixões, nossas emoções, nossos pensamentos.  Gente muito, muito inteligente e mal- intencionada, querem nos controlar, manipulando nossas emoções, paixões e pensamentos! Faz tempo...

Não vou ser ingênuo aqui. Uma maioria ignorante, e " ignorante", não no sentido pejorativo, mas ignorante no sentido de ignorar muitas informações.  Eu sou ignorante!
Bem... Essa parcela da humanidade, vai para " o vinagre ", assim diria a minha vovó, senhora pouco versada nos estudos, mas dotada de rara sensibilidade psíquica e grande inteligência intuitiva.

Clamo para que todes, e me incluo nessa, não nos identifiquemos EMOCIONALMENTE  com ídolos, sejam eles dos esportes, da política ou das Instituições religiosas  ! Essas coisas, são obstáculos ao nosso desenvolvimento, são os verdadeiros tropeços para a nossa evolução consciencial... Isso é muito sério !

     Sei do tamanho do esforço que terá de ser feito. Estou nessa peleja a vida toda! Mas é uma luta libertadora que vale muito à pena!
Escutem a tênue voz de seus corações! No fundo, no fundo... Percebam, intuam que alguma coisa precisa de ajuste. E não é nestas eleições que vamos resolver!

Será e assim o é, uma luta Interna ferrenha em nosso íntimo. 


     Sei do que estou falando. Nasci na maior cidade distópica da Terra, São Paulo ...
Os níveis de injustiça social, desigualdade, cretinice humana... UFA! Não dá para descrever! Mesmo assim, persistimos e fazemos poesia, tanto a literária, quanto àquela que  se assemelha à um lindo balé, mas é um bailado de amor, bondade e atos heróicos cotidianos... Como uma borboleta, como uma Giovanna Polarim à flutuar no palco...



     Feliz desaniversário  velho javali espinhudo!!!
Não te derrubaram os gurcas, as cascaveis e jararacas, tampouco as doenças e epidemias...
Segue em frente, escrevendo tua literatura, perdido nas ruas distópicas na cidade de nome de Santo ( ninguém é santo!).


Nenhum comentário:

Postar um comentário